
RENATA ABREU.
“Reafirmamos nossa crença na importância de que as apurações devam ocorrer com responsabilidade, imparcialidade e respeito às garantias legais, inclusive com o necessário direito de defesa.
Seguimos ao lado de Eduardo Siqueira Campos, com fé na Justiça de que a verdade prevalecerá.”
Executiva Nacional do Podemos.
DORINHA.
“Em nome da responsabilidade pública e do compromisso com a democracia, venho a público, na condição de Senadora da República, manifestar minha preocupação institucional com os fatos envolvendo o cumprimento de mandado de prisão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
A Constituição Federal de 1988 estabelece, de forma clara e inegociável, que todo cidadão é presumidamente inocente até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, sendo-lhe assegurado o pleno exercício do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. A adoção de medidas extremas, como a prisão cautelar, antes da completa apuração e julgamento dos fatos, deve ser tratada com a máxima prudência pelas instituições.
Recordo que o atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, quando atuava como advogado do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou-se reiteradamente contra a lógica de se “prender para depois investigar”, defendendo que tal prática viola o devido processo legal e desrespeita os fundamentos do Estado Democrático de Direito. Esse entendimento, construído na defesa de garantias constitucionais, deve ser observado em todos os casos, independentemente de quem seja o investigado.
O momento exige serenidade institucional, respeito mútuo entre os Poderes e equilíbrio jurídico. É legítimo e necessário que as autoridades atuem com firmeza no combate a qualquer irregularidade, mas sempre com respeito aos direitos individuais e às garantias processuais fundamentais.
Reafirmo minha confiança na Justiça e no Ministério Público, instituições que desempenham papel fundamental no combate à corrupção e na defesa do interesse público. Contudo, reforço também meu compromisso com a legalidade, com a verdade dos fatos e com o respeito aos trâmites legais, sem atropelos ou prejulgamentos que possam fragilizar a democracia e gerar instabilidade social ou política.
A cidade de Palmas e o Estado do Tocantins precisam de estabilidade, responsabilidade pública e confiança nas instituições. Neste momento, o diálogo, a transparência e o respeito à Constituição devem prevalecer.
Seguiremos firmes, com serenidade e responsabilidade, na defesa do Estado de Direito, da justiça e da dignidade de cada cidadão brasileiro.”
Senadora Professora Dorinha Seabra
VANDA MONTEIRO.
“Me solidarizo neste momento e acredito que a verdade prevalecerá.”
PASTOR CARLOS VELOSO.
“Quero prestar minha solidariedade e reforçar minhas orações em prol do nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Eduardo é um amigo-irmão que Deus colocou em nossa vida. Juntos enfrentamos e vencemos um dos maiores desafios políticos que o Tocantins já viu. Tudo isso só fortaleceu nossos laços e seguiremos caminhando juntos pelo bem de Palmas e do nosso povo.
Deus é maior e sabe de todas as coisas. Tenho certeza que tudo será esclarecido e a vontade de Deus e do nosso povo será respeitada. Palmas seguirá seu caminho de prosperidade e desenvolvimento”.
Pastor Carlos Eduardo Velozo
Vice-Prefeito de Palmas.
THIAGO DIMAS.
Confiamos plenamente em sua integridade e temos convicção de que a verdade prevalecerá. Seguiremos firmes ao seu lado, certos de que Palmas continuará no rumo certo.
Tiago Dimas
Deputado Federal
Presidente do Podemos Tocantins.
WAGNER RODRIGUES.
A determinação de prisão do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, em decisão monocrática do STF (Supremo Tribunal Federal) é uma medida extrema e que, atinge a vontade popular mais sagrada expressa nas urnas em 2024. No meu entendimento, este tipo de iniciativa ainda no âmbito da investigação só deveria ser tomada em casos excepcionais e de risco à sociedade.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos sempre mostrou uma postura de colaboração com as apurações e com as autoridades. Por isso, não pode ser condenado por antecipação.
Além do mais, Palmas vem tendo avanços consideráveis nestes seis meses da sua gestão e o trabalho não pode ser interrompido.
Espero que a Justiça dê todos os espaços e mecanismos legais para que o prefeito possa se defender e provar inocência.
Araguaína, 27 de junho de 2025
Wagner Rodrigues
Prefeito de Araguaína e presidente do União Brasil na cidade
VICENTINHO JÚNIOR.
“Minha TOTAL e IRRESTRITA solidariedade ao nosso irmão prefeito Eduardo Siqueira Campos, sei que temos tido ao longo dessa jornada muitos desafios a serem superados, mas tbm sei do ZELO a coisa pública que tem tido com nossa Palmas. Certo que logo tudo será esclarecido!”, – Deputado Federal e pré candidato ao senado Vicentinho Júnior.
RONALDO DIMAS.
Tenho plena confiança em sua integridade pessoal e pública. Também tenho certeza que este episódio não desviará o foco da gestão, que tem sido firme no propósito de fazer de Palmas a melhor cidade brasileira. Ronaldo Dimas – ex prefeito de Araguaína, secretário de planejamento de Palmas.
JAIR FARIAS.
“Manifesto minha solidariedade ao amigo Eduardo Siqueira Campos. Seguimos confiantes de que, em breve, todos os fatos serão esclarecidos.” – Deputado Estadual e pré candidato Deputado Federal Jair Farias.
Fonte: site www.gazetadocerrado.com.br
