*Nos Bastidores da Política: Prisão de Eduardo Siqueira Teve Mão Pesada de Senador Tocantinense*
A decisão judicial que resultou no afastamento e prisão do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, está longe de ser apenas um desdobramento jurídico isolado.
Nos bastidores da política tocantinense, o que se comenta é que houve uma forte articulação de um influente senador da República para que o episódio ganhasse o desfecho que teve.
Segundo fontes em Brasília, o objetivo dessa movimentação seria minar a influência política de Siqueira Campos e, consequentemente, enfraquecer a pré-candidatura ao Senado do deputado federal Vicentinho Júnior. O parlamentar vinha crescendo nas pesquisas e poderia se tornar uma ameaça real caso o governador Wanderlei Barbosa confirme sua candidatura a uma das vagas no Senado já considerada praticamente garantida. Nesse cenário, a segunda vaga, poderia ficar em aberto, acirrando a disputa.
O senador, cujo nome circula nos corredores do poder como principal articulador do movimento, teria celebrado a decisão que afastou Eduardo Siqueira, segundo apurou nossa fonte. A avaliação feita por ele é clara: sem o apoio do prefeito da capital, Vicentinho Jr. perde fôlego político e se torna um concorrente menos perigoso no tabuleiro eleitoral de 2026.
O episódio escancara mais uma vez como decisões judiciais, por vezes, são impulsionadas por estratégias políticas bem construídas, e reforça a máxima de que, no Brasil, política e justiça frequentemente andam de mãos dadas. VIEIRA